sexta-feira, 26 de março de 2010

SINTESE QUE SERÁ DISCUTIDA NA PRÓXIMA AULA

A teoria sem história é vazia, a história sem teoria é cega
citação de Inmanuel Kant.


DIDÁTICA: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA


PRIMÓRDIOS DA DIDÁTICA NO BRASIL - 1549/1930

 Pressupostos didáticos diluídos no Ratio Studiorum – formação do homem universal, humanista e cristão

 Foco nos instrumentos e regras metodológicas, compreendendo o estudo privado, individual. O mestre prescrevia o método de estudo, a matéria e o horário
 Ênfase no método expositivo, nas lições orais, no exercício da repetição,

 Ênfase aos métodos, às formas, compreendendo: verificação do estudo, correção, repetição, explicação, interrogação, ditado.
 Pelo professor: estímulo ao desafio, a competição (considerada instrumento didático da aula)
 Disputa: recurso metodológico, uma espécie de defesa de tese
 Didática = metodologia de ensino

 DIDÁTICA: Conjunto de regras e normas prescritivas visando à orientação técnica do ensino e do estudo
 Alicerce de uma tradição didática centrada no método e em regras de bem conduzir a aula e o estudo – ação desvinculada da realidade brasileira

PEDAGOGIA TRADICIONAL/VERTENTE LEIGA
PRIMEIRA REFORMA REPUBLICANA: 1890

 Visão essencialista de homem:
 Homem: não é criação divina, mas aliada à noção de natureza humana, essencialmente racional
 Os homens são essencialmente iguais porque dotados da mesma natureza, cabendo à escola difundir conhecimentos indistintamente a fim de transformá-los cidadãos


 Princípios da psicologia de base mais filosófica do que científica
 Ênfase no humanístico de cultura geral, centrada no professor que transmite a todos os alunos, indistintamente
 Verdade universal e enciclopédica



 Relação pedagógica que se desenvolve de forma hierarquizada e verticalista
 Essa vertente inspirou a criação da escola pública, laica, universal e gratuita
 A escola cumpre o papel de reproduzir a realidade social e perpetuar a discriminação social e a dominação


 HERBART: precursor da Pedagogia Tradicional
 Preparação
 Apresentação
 Comparação
 Assimilação
 Generalização
 Aplicação



 Didática: conjunto de regras visando disciplinar o ensino.
 Separação teoria e prática
 Ensino como forma de doutrinação


PRIMÓRDIOS DA DIDÁTICA NO BRASIL – 1920 AOS DIAS ATUAIS


 Anos 20 do séc. XX: valorização quantitativa da educação (combate ao analfabetismo e difusão do ensino)
 Surgimento de novos grupos sociais e discussão sobre a qualidade do ensino
 Idéias pedagógicas tradicionais são “suplantadas” pela versão moderna
 1924 – Criação da ABE
 1934 – Inclusão da Didática em cursos de formação de professores


 ANOS 30: Revolução de 30
 Modificação do modelo sócio-econômico
 Idéia de instalar uma nova forma de Estado no país em oposição ao sistema oligárquico
 1930: criação do Ministério da Educação e Saúde pública
 1932: Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova
Lema: `reconstrução social da escola na sociedade urbana e industrial`



 EDUCAÇÃO: instrumento de ação política contra a ordem vigente, como meio de recomposição do poder político
 1934: origem da Didática nos cursos de formação de professores a nível superior (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de SP)
 A qualificação do magistério era colocada como ponto angular para a renovação do ensino


 1937-1945: Estado Novo
 Debates educacionais são paralisados
 Educação: papel de contribuir para a sedimentação do poder e difusão da ideologia
 1942: Reforma Capanema – ênfase na educação moral e cívica, distinção entre trabalho intelectual e trabalho manual

 Déc. 30 à 40 do séc. XX: período marcado pelo equilíbrio entre as concepções humanista tradicional (católicos) e humanista moderno (pioneiros)
 Concepção humanista tradicional:
A educação centra-se no adulto (no educador), no intelecto, no conhecimento
 Concepção humanista moderna:
Baseia-se na visão de homem centrada na existência, na vida, na atividade, na criança (educando). Seguir o ritmo vital que é determinado pelas diferenças existenciais nos indivíduos, predominaodo os aspectos psicológicos sobre o lógico


 MOVIMENTO ESCOLANOVISTA NO BRASIL (inspiração norte-americana):
 Propõe um novo tipo de homem
 Defesa por princípios democráticos
 Valorização da criança – necessidades específicas devem ser respeitadas
 Concepção de Didática: facilitadora da aprendizagem
 Preconiza a solução de problemas, a iniciativa e autonomia do sujeito


 CRÍTICAS AO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA NO BRASIL:
 O Escolanovismo preconiza a solução de problemas educacionais numa perspectiva interna da escola, sem considerar a realidade brasileira nos seus aspectos políticos, econ. e social
 O problema educacional passa a ser uma questão escolar e técnica
 A ênfase recai no ensinar bem, mesmo a uma minoria
 A escola transfere a preocupação dos objetivos e conteúdos para os métodos e da quantidade para a qualidade


 “ A Escola Nova não é crítica e nem revolucionária mas se reveste de uma importância social quando recoloca em causa os modelos sociais tradicionais e reafirma o valor, a dignidade e os direitos do ser humano” (VEIGA, 2008, p. 51)


 A DIDÁTICA: sofre influência do Escolanovismo que acentua o caráter prático-técnico do processo ensino-aprendizagem.

 DIDÁTICA: conjunto de idéias e métodos privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino, fundamentada nos pressupostos psicológicos ou pedagógicos experimentais
 Teoria e prática são justapostas
 O enfoque da Didática privilegia a dimensão instrumental, ignorando o contexto político-social


 A Didática Escolanovista: tem uma base psicológica, centrada nos fundamentos da Psicologia Evolutiva e da Psicologia da Aprendizagem
 Os princípios da atividade, individualização e liberdade constituem o tripé de toda proposta didática
 Idéia de aprender fazendo e aprender a aprender


PRIMÓRDIOS DA DIDÁTICA NO BRASIL – 1945-1960

 Didática: sofre inspiração do liberalismo e pragmatismo
 Predominância dos processos metodológicos em detrimento da própria aquisição de conhecimento
 A Didática se volta para as variáveis do processo de ensino sem considerar o contexto político-social
 O enfoque tecnicista passa a ser difundido pelos órgãos oficiais


 EDUCAÇÃO: passa a ser acentuada como aspecto de racionalidade e exercer um papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico
 Crise da Pedagogia Nova no Brasil
 Articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata
 Ênfase recai na racionalização do processo de ensino e sua fragmentação


 PRESSUPOSTO BÁSICO DA TENDÊNCIA TECNICISTA:
 Neutralidade científica
 Inspirada nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade
 Busca pela objetivação do trabalho pedagógico
 Na escola instala-se a divisão do trabalho sob a justificativa da produtividade
 Parcelamento e fragmentação do processo
 Distanciamento entre quem planeja e quem executa


TECNICISMO


 Estrutura na teoria da aprendizagem behaviorista: orientada por objetivos instrucionais pré-definidos e tecnicamente elaborados
 Base na teoria da comunicação: idéia de aperfeiçoar o processo de transmissão da mensagem instrucional, a fim de atingir os objetivos definidos apriore
 Teoria do sistema: visa a racionalização do processo de ensino-aprendizagem, a fim de obter mudanças comportamentais no indivíduo, através de um planejamento instrucional composto por elementos de entrada, de processamento, de saída e de realimentação
 Concepção Analítica da Filosofia da Educação: no plano dos pressupostos da objetividade, racionalidade e neutralidade, princípios da cientificidade


ANOS 80 DO SÉC. XX
Em busca de uma nova Didática...

 Influência da concepção Dialética da Filosofia da Educação:
 Pedagogia Paulo Freire
 Visão de homem como síntese de múltiplas escolhas
 Explicitação dos problemas educacionais a partir do contexto histórico em que estão inseridos
 Realidade é dinâmica
 Educação como atividade humana assentada na interação social


EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA CRÍTICA

 Valorização do pedagógico sem deixar de lado suas vinculações com os fatores sócio-políticos
 A escola é parte integrante da totalidade social, instância difusora de conhecimento e reelaboração de saberes pelos professores e alunos
 Os métodos de ensino devem partir de uma relação direta com a experiência discente em confronto com o saber elaborado
 Aluno é ser concreto situado historicamente
 Relação pedagógica calcada na autonomia e reciprocidade
 Valorização do papel docente – mediação do processo
 Proposta pedagógica aponta a superação da divisão do saber
 Didática: função de clarificar o papel político da educação e escola e mais especificamente do ensino

 Didática: para além dos métodos e das técnicas de ensino:
 Busca em associar escola-sociedade
 Alternativas que superem a relação dicotômica entre pedagogia e política

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