segunda-feira, 15 de março de 2010

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P R O G R A M A
Ementa oficial:

Analisa as relações entre sociedade / educação / escola. Enfoca Prática Pedagógica Escolar enquanto prática social específica. Discute a importância dos fundamentos sócios-políticos-epistemológicos da Didática na formação do(a) profissional professor(a) e na construção da identidade docente. Aborda as relações dialéticas fundamentais do processo de trabalho docente: sujeito/objeto; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; conhecimento/conhecer; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno.Estuda a organização da dinâmica da Prática Pedagógica: o processo de planejamento.
Temáticas e objetivos:
Analisar criticamente a educação e a escola como práticas sociais, sua função e significado cultural. Interessa-nos situar a Didática, de forma crítica, no contexto da prática pedagógica e levar o futuro professor ao conhecimento crítico dos elementos que determinam a sua prática profissional. O programa traz como concepção fundamental à necessidade da educação ser compreendida e refletida a partir da perspectiva filosófica, didática, pedagógica.
Metodologia:
As aulas serão organizadas, tomando como eixo articulador uma metodologia investigativa e reflexiva, priorizando estratégias metodológicas tais como: discussão de textos, estudo dirigido, seminário temático, exibição de filmes.
Processo de Avaliação:
A avaliação dos alunos dar-se-ia á partir de alguns instrumentos e critérios:Instrumentos: A produção de sala de aula, resultante das estratégias pedagógicas utilizadas.Critérios: Organização e clareza nas apresentações de idéias e da escrita nas atividades propostas; participação nos debates em sala de aula, realização das atividades propostas nos tempo estabelecido; assiduidade.

Conteúdo Programático:
1 - Evolução histórica da Didática.

1.1 A evolução histórica da didática
1.2 A contribuição de Coménio na construção da Didática Magna;
1.3 O papel da Didática no código pedagógico dos jesuítas;
1.4 A Didática no contexto da concepção humanista tradicional e humanista moderna;
1.5 Influência do liberalismo e pragmatismo no ensino de Didática;
1.6 O papel da Didática a partir dos pressupostos tecnicistas;
1.7 A Didática no âmbito da Pedagogia Crítica.
1.8 Diferentes concepções de Didática

2 - Objeto de estudo da Didática: relações existentes entre seus elementos constitutivos.

2.1 Identificar o objeto de estudo da Didática, destacando as relações existentes entre seus
elementos constitutivos.
2.2 Didática e processo de ensino-aprendizagem
2.3 Processos de ensino: natureza; pressupostos
2.3.1 O que chamamos de ensino
2.4 Diferentes concepções de aprendizagem
2.4.1 Elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem
2.5 O professor, o aluno e o exercício do poder

3 - Concepções epistemológicas da Prática Pedagógica.

3.1 Identificar nas ações didático-pedagógica, as concepções epistemológicas existentes.
3.2 Epistemologias presentes no trabalho pedagógico: empirismo apriorismo e interacionismo-
construtivista;
3.3 Implicações entre concepções de natureza epistemológica e ações de natureza didático-
pedagógica.

4 - Fundamentos sócios-políticos-epistemológico da Didática na formação do professor

4.1 As didáticas em diferentes campos de conhecimento
4.2 O papel da Didática no processo de construção da identidade do profissional do magistério
4.3 A filosofia na formação do educador
4.3.1 Do ensino de filosofia a filosofia da educação
4.3.2 Há uma didática especifica para o ensino de Filosofia?
4.4 Didática e interdisciplinaridade

5. Relação teoria e prática

5.1 Análise do Projeto Pedagógico de uma instituição escolar;
5.2 Análise de Plano de Ensino.
5.3 O Processo de Planejamento educacional (Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de aula)
5.3.1 Funções e níveis do Planejamento
5.3.2 Planejamento do ensino: metas e objetivos, o significado dos conteúdos,
5.4 A propriedade de procedimentos didáticos, o sentido da avaliação
5.4.1 A avaliação da aprendizagem e do ensino.
5.4.2 A relação professor-aluno

BIBLIOGRAFIA

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