domingo, 2 de maio de 2010



A educação e a aprendizagem na filosofia de Dewey
Tatiana Galieta Nascimento

Dewey define educação como "o processo de reconstrução e reorganização da experiência, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido, e com isso nos habilitamos a melhor dirigir o curso de nossas experiências futuras". A educação deve ser encarada como uma necessidade da vida social, pois esta se perpetua por intermédio daquela. "Toda relação social que seja realmente vivida e participada é educativa para os que dela participam". No entanto, existe uma distinção entre esta educação, uma educação indireta que decorre do próprio processo da vida coletiva, e a educação direta e formal destinada às crianças na escola.
Dewey propõe um equilíbrio entre a educação tácita e não formal, recebida diretamente da vida, e a educação direta e expressa das escolas. Deveria ocorrer a integração da aprendizagem obtida através de um exercício específico destinado a algo (ocorrida na escola) com a aprendizagem diretamente absorvida nas experiências sociais. Esse exercício deveria se dar na escola por meio de um mecanismo especializado e sistemático. Na visão de Dewey tal sistema acaba por constituir um perigo, pois a escola muitas vezes torna-se um fim em si mesma, fornecendo aos alunos um material de instrução que é da escola e não da vida. Um outro erro é aceitar a teoria de que a educação é simples preparação para a vida, o que acaba por justificar todo o isolamento e artificialismo com que se organiza a escola. Para evitar tais equívocos, Dewey sugere que a escola atue como meio social, de modo que sua influência consista simplesmente num trabalho de redireção.
O processo educativo que se dá na escola é de contínua reorganização, reconstrução e transformação da vida. Segundo Dewey, "o hábito de aprender diretamente da própria vida, e fazer que as condições da vida sejam tais que todos aprendam no processo de viver, é o produto mais rico que pode a escola alcançar". Dentro da visão de que o interesse fundamental é pela vida, "aprender significa adquirir um novo modo de agir, um novo `comportamento' de nosso organismo". Ou seja, o que é aprendido tem uma força propulsora, de modo que este conteúdo se fixa intrinsecamente no organismo, passando a fazer parte dele como nova forma de comportamento.

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